Nossas atividades em 2013
No dia 15 de fevereiro a Academia de Letras esteve presente na solenidade de entrega da placa com a nota do Ideb de nossa escola. Nesta ocasião reuniram-se pais, funcionários e alunos para se inteirarem do assunto e da importância da participação de cada um na busca de um resultado ainda melhor.
Os trabalhos da Academia retornaram no dia 17 de abril.Uma nova etapa começa e é preciso acender a chama da leitura e da produção.Discutimos sobre o papel do bom aluno e da Academia dentro da E. E. Alcides Mendes da Silva.Há muito trabalho para ser desenvolvido este ano, portanto é preciso estar atento a responsabilidade de cada um. Estará circulando a partir desta data um caderno de poemas para reverenciar Carlos Drummond de Andrade, patrono desta Academia. Cada acadêmico deverá escrever uma informação sobre Drummond e um poema e dedicá-lo a outro acadêmico até que todos tenham tido a oportunidade de participar.
No dia 21 de maio, aconteceu a reunião da Academia de Letras, com o tema "Agora eu fiquei doce". Nessa reunião discutimos sobre o enorme consumo de doces, balas, chicletes pelos alunos dentro da escola. Pecebe-se um consumo exagerado de guloseimas, o que traz prejuízos a saúde. Para uma discussão mais animada, foi proposta a seguinte dinâmica:cada um recebia um pirulito, dizia um motivo para não fazer uso dele e atirava-o no lixo.Muitos abusaram da criatividade e arrancaram risos dos demais. Em seguida fizeram uma produção com tema"10 razões para não aceitar um pirulito." Resta-nos conferir se as promessas/reflexões feitas surtiram efeitos dentro da sala de aula. Estamos de olho...
No dia 04 de setembro os acadêmicos fizeram um passeio orientado até a Comunidade de São José do Gorutuba para conhecer a história do lugar e a igreja bicentenária, bem patrimonial tombado da nossa cidade. A professora Maria Rosemary e Dona Vitalina, antiga moradora da comunidade fizeram relatos do cotidiano de São José do Gorutuba.
Conhecendo a arquitetura do lugar.
Visita a antiga escola
Pausa para um piquenique à beira do riacho.
Teve até escalada...
Uma viagem no tempo através das palavras de Dona Vitalina, uma verdadeira guardiã da história de São José do Gorutuba.
No dia 17 de setembro continuamos a discussão sobre a Comunidade de São José do Gorutuba com a apresentação das reportagens e desenhos produzidos pelos acadêmicos. Tivemos ainda a presença da professora Maria Rosemary contando a história do livro "O padre e bala de ouro" de Simeão Ribeiro, o que despertou muita curiosidade.
No dia 05 de novembro o tema da nossa reunião foi "Torcida" e partimos da análise do belo texto de Drummond " Mesmo antes de você nascer, já tinha alguém torcendo por você". Uma discussão muito boa regada à "torcida", que também foi o alvo da produção daquela noite.
"Navio negreiro" esse foi o tema da reunião do 19 de novembro. Data oportuna para conhecer a obra de Castro Alves e discutir sobre discriminação e preconceito. Nessa ocasião fizemos uma simulação do interior de um tumbeiro para ler e discutir o poema.
Pausa para deliciar a canjica, incorporada à nossa culinária pelos escravos africanos.
No dia 04 de dezembro aconteceu a última reunião do ano. Nessa noite houve a apresentação de poemas, leitura e confraternização dos membros da Academia. Na oportunidade foi acordado como será o trabalho da Academia de Letras em 2014, já que todos os seus membros estarão estudando em outra escola.
Boas férias.....E muita leitura.....
Até 2014....